Os quatro pilares da educação preconizados pela UNESCO:
Aprender a Saber
Aprender a Fazer
Aprender a Ser
Aprender a Conviver
Ser aberto ao mundo é ter a oportunidade de descobrir o novo, é ter princípios, é ter equilíbrio socioemocional, é melhorar e desenvolver habilidades!
A Sphere pretende formar alunos ativos, críticos, reflexivos, cientes de seus valores; alunos em busca do melhor desempenho e capazes de se autogerenciar; alunos preparados para colocar o conhecimento na prática e fazer a diferença. Para tanto, a proposta pedagógica compreende cinco eixos essenciais.
Aprender a Saber
Aprender a Fazer
Aprender a Ser
Aprender a Conviver
A Sphere parte do pressuposto de que as pessoas possuem diferentes interesses e formas de aprender. Sendo assim, assume a premissa de turmas heterogêneas no amplo sentido da aprendizagem. Conceitos e conteúdos são trabalhados de forma a possibilitar trabalho individual e em grupo. As aulas atendem à diversidade por meio de estações de trabalho, projetos e participação ativa dos alunos, como protagonistas no processo de aprendizagem.
A abordagem pedagógica e o padrão de currículo internacional do IB sustentam uma prática contemporânea, que leva o aluno a compreender, estabelecer relações e agir por meio de projetos, atividades diversificadas e avaliações significativas. Para atestar o trabalho realizado, a escola aplica exames institucionais em todas as áreas de conhecimento, bem como exames de proficiência em língua Inglesa (Cambridge Exams) e em língua Espanhola (DELE – Instituto Cervantes).
O bilinguismo no dia a dia da Escola, como forma de expressão da internacionalidade.
A educação bilíngue se contextualiza nas premissas de internacionalidade da escola, oferecendo efetivamente um idioma internacional aos alunos, desde a educação infantil, em contexto de imersão, bem como idioma de instrução de diferentes disciplinas no currículo da escola.
A formação de pessoas bilíngues está inserida no cenário internacional, uma vez que a integração dos países para fins científicos e econômicos se faz cada vez mais presente em nossas vidas e certamente será uma demanda crescente.
Oferecer a oportunidade de educação bilíngue a uma criança, desde pequena, é facilitar o seu acesso ao mundo e ampliar suas possibilidades e oportunidades de realização.
A valorização dos docentes como um dos mais importantes pilares da proposta pedagógica.
Para garantir a manutenção e a aplicação coerente e consistente da proposta pedagógica, os profissionais da Sphere são constantemente capacitados para integrar rigor acadêmico e aulas contextualizadas, por meio de recursos variados a favor da aprendizagem.
O programa de formação docente Sphere contempla:
– Formação inicial para novos professores;
– Reuniões semanais por série;
– Reuniões semanais por segmento;
– Horário semanal para planejamento colaborativo entre professores;
– Eventos específicos de formação em janeiro e julho;
– Participação da equipe em workshops e congressos nacionais e internacionais.
Os projetos institucionais são projetos permanentes, que visam garantir a unidade de trabalho para as questões relacionadas aos princípios e valores da escola. Relacionam-se ao protagonismo dos alunos na aprendizagem, às questões referentes à sustentabilidade, à diversidade cultural e à responsabilidade social.
O Book Club é um projeto de incentivo à leitura, ao uso da Língua Inglesa, Língua Portuguesa e da língua materna dos alunos da escola.
Assembleias de sala são realizadas quinzenalmente, como importante recurso para o desenvolvimento das atitudes que sustentam o perfil do aprendiz Sphere, baseado no IB Learner Profile. Alunos aprendem a ouvir, a posicionar-se, a respeitar diferentes opiniões e a encontrar soluções para questões coletivas.
Ações sociais diversas que visam desenvolver a consciência dos alunos e colaboradores Sphere sobre a responsabilidade de cada um para transformar a realidade em que vive, contribuindo para a criação de uma nova cultura.
Vivências relevantes que potencializam a aprendizagem. Estudos do meio e saídas culturais são realizados durante todo o ano escolar, de acordo com o currículo e com o planejamento dos professores, em datas previamente estabelecidas e circulares devidamente encaminhadas aos responsáveis. Incluem desde idas a museus e espaços culturais a visitas a instituições ou locais referentes a estudos específicos, como uma estação de tratamento da água, planetário, fazenda, jardim botânico etc. As escolhas são pautadas na demanda curricular, visando promover aprendizagens por meio de experiências diversificadas, em diálogo entre escola e comunidade que amplia o sentido e o significado dos conteúdos escolares para os alunos.
Programa de coleta permanente de materiais recicláveis na escola, para fins de utilização nos trabalhos escolares, ampliando as possibilidades de uso consciente dos recursos de aprendizagem.
Diferentes tecnologias integradas ao trabalho docente em sala de aula ampliam referências, repertório de pesquisa e oferecem possibilidade de produções diferenciadas aos alunos, em todas as áreas do conhecimento.
As salas de aula possuem dispositivos para a integração com a tecnologia, tais como: quadro interativo, tablets e Chromebooks. A Escola conta ainda com um Design Lab, especialmente projetado para a realização de projetos na área de tecnologia e Design Thinking.
A participação ativa dos pais fortalece a aliança de confiança entre a família e a escola e aproxima o diálogo entre os saberes da sala de aula e os saberes trazidos pelos pais e pela comunidade.
Para organizar e facilitar a participação das famílias, a escola desenvolve uma série de eventos e projetos institucionais que contam com a participação ativa destas e de membros da comunidade, como:
Special Saturday
Eventos pedagógicos em sábados programados em calendário, que visam à integração entre famílias e aproximação dos pais e alunos do projeto Sphere. Eventos variados que envolvem arte, música, esportes ou eventos específicos, como Family Day, Book Fair, Festa Junina, STEAM Festival e International Party.
Reuniões e palestras
Além da reunião de pais no início do ano letivo, novos encontros com os pais são realizados, em formatos variados, ao final do primeiro e do segundo trimestres. Palestras sobre temas variados também são oferecidas conforme o calendário de cada ano.
Banco de talentos
Participação dos pais e da comunidade no dia a dia da escola, relacionando a vida dentro e fora do espaço escolar, integrando conhecimentos e estabelecendo conexões. Pais e familiares recebem convites ou apresentam-se como voluntários para contribuir para a compreensão de conceitos ou conteúdos escolares.
Alimentação e nutrição com qualidade e responsabilidade. Na Sphere, a alimentação é saudável e balanceada, com cardápio variado coordenado por nutricionista presente diariamente na escola.